Home

Metodologia

A metodologia empregada para o desenvolvimento do processo de Autoavaliação Institucional envolve a aplicação de questionários para aferir o nível de conhecimento/satisfação junto aos corpos docente, discente e técnico-administrativo, a comunidade externa (empresas) e aos egressos, abordando questões relacionadas à IES, ao CURSO, a COORDENAÇÃO, ao CORPO DOCENTE, ao CORPO DISCENTE e à PROFISSÃO, dependendo do "ator" pesquisado.

As questões formuladas aos "atores" (corpo docente, corpo discente, corpo técnico-administrativo, comunidade externa (empresas) e aos egressos) pesquisados, no seu conjunto, abrangem os cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas no art. 3 da Lei nº 10.861, que institui o SINAES/CONAES.

Ao responder a pesquisa, os respondentes atribuem notas que variam de 1 a 5, conforme mostra a escala abaixo, indicando o nível de conhecimento/satisfação correspondente:

Conceitos: 5 = Excelente 4 = Muito Bom 3 = Satisfatório 2 = Insatisfatório 1 = Não Atendeu NSA = Não sei avaliar

Posteriormente, encontra-se a média ponderada para cada questão formulada, bem como o seu conceito correspondente. Para determinação do conceito obtido em cada questão, emprega-se a tabela abaixo discriminada:
1,0 – 1,7 = Não Atendeu
1,8 – 2,5 = Insatisfatório
2,6 – 3,3 = Satisfatório
3,4 – 4,1 = Muito Bom
4,2 – 5,0 = Excelente

Em relação à pesquisa realizada com os egressos, o questionário empregado foi o único que, além das questões com respostas vinculadas a níveis de conceitos graduados acima mencionados, permite respostas com característica exclusivamente informativa. Portanto, em algumas questões são apuradas apenas os percentuais correspondentes ao número de respondentes. A intenção na elaboração deste questionário foi permitir uma análise mais ampla e contingencial por parte dos membros da CPA.

Anualmente, a CPA também analisa o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES estabelecido para um determinado quinquênio.